segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Atividade com a Televisão


            O filme que o grupo escolheu tem como título “UP Altamente”, uma animação familiar, com a duração de 96 minutos, lançada em 2009 pela Pixar. O público-alvo para a realização das atividades propostas foi o 1º ciclo do Ensino Básico.
            Carl Fredrickson é um idoso, viúvo, que após ser ameaçado para abandonar a sua habitação, para que esta podesse ser demolida, decide colocar centenas de balões atados à casa, o que faz com que esta comece a voar. Desta forma pretende cumprir a promessa que fizera à sua mulher, viajar para a América do Sul. É neste momento que a aventura começa, pois, sem dar conta, Carl leva consigo um jovem escuteiro. Os dois partem assim em direção à América do Sul para viver muitas aventuras. No caminho, os dois, encontram uma ave tropical e um cão, que fala a partir de uma coleira. Estes dois animais acabam por se juntar ao grupo. Kevin, a ave tropical, fica em apuros pois é capturada pelo cientista Charles Muntz. Os amigos unem-se para tentar salva-la e ao mesmo tempo cumprir o desejo da mulher de Carl, ter a sua casa no Paraíso das Cachoeiras.
            A partir de um filme é possível ao professor trabalhar várias competências da Língua Portuguesa. Individualmente, em pequenos grupos ou em grande grupo o professor tem disponíveis várias formas de trabalho quando utiliza o filme.  Atualmente, o filme “é uma ferramenta para aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser, os quatro pilares do ensino” (Martinho, 2011). Os filmes possuem grandes potencialidades para o ensino visto que podemos desenvolver atividades oralmente, atividades de “subdivididas em atividades de pré-visionamento, visionamento propriamente dito e pós-visionamento” (Martinho, 2011), atividades relacionadas com o vocabulário e com a compreensão da história, entre outras.
É a partir do filme “Up- Altamente” que o professor pode trabalhar questões como a caracterização física e psicológica das personagens, dada a diversidade existente. Outro ponto importante que devemos ter em atenção é o local onde se passa a ação. Como a história começa na cidade e depois passa para América do Sul, surge a oportunidade de o professor introduzir os adjetivos, a caracterização do espaço entre outros. Por último, o grupo destaca neste filme o facto de os animais não falarem, o que permite introduzir em sala de aula as onomatopeias.  Segundo Martinho (2011) “Não podemos ainda esquecer a grande capacidade sugestiva da imagem, que vai além da palavra.”, o que pode ser muito benéfico para o professor, pois concede a este a oportunidade de desenvolver trabalhos em sala de aula no âmbito da língua portuguesa também a partir das imagens que constituem o filme.
É a partir do programa e das Metas Curriculares do 1º Ciclo que o professor pode enquadrar este filme com o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, quer na expressão oral, quer na expressão escrita ou até no funcionamento da língua. O grupo destaca as seguintes:
            Objetivos gerais
            Comunicar oralmente tendo em conta a oportunidade e a situação.
            Experimentar percursos individuais ou em grupo que proporcionem o
prazer da escrita.
            Expressão oral
            Exprimir-se por iniciativa própria:
- em momentos privilegiados de comunicação oral (conversas,
diálogos, debates).
- Contar, resumidamente, histórias.
- Apresentar e emitir opiniões sobre trabalhos individuais ou de grupo, dar
sugestões para os continuar ou melhorar, expor e justificar opiniões, pedir
esclarecimentos, informar.
Comunicação escrita
- Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita (textos de criação livre, textos com tema sugerido, textos com temas à escolha…).
- Descobrir, num contexto, o sentido de palavras desconhecidas.
- Estabelecer a sequência de acontecimentos.
- Treinar a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários…
Funcionamento da língua
- Identificar nomes.
 - Distinguir nomes comuns, próprios e coletivos.
- Identificar adjetivos.
- Combinar, ludicamente, diferentes sons da língua.
- Comparar onomatopeias com sons que imitam ou sugerem.
- Inventar onomatopeias.

Atividade 1 – Atividade Escrita
                        Após o visionamento do filme, os alunos devem fazer uma produção escrita, ilustrada recriando o final da história.
                        Com esta atividade é dada aos alunos a oportunidade de recriar, consoante a sua imaginação e a sua criatividade um final diferente para cada personagem.
Atividade 2 – Atividade Oral
                        Após o visionamento do filme, o professor divide a turma em pequenos grupos (2 a 3 pessoas).
                        A cada grupo é atribuída uma personagem do filme.
                        Cada grupo deve fazer a caracterização física e psicológica da sua personagem.
                        Por fim, todos os grupos, devem apresentar, explicando, as caracterizações que fizeram à turma.
                        Objetivos
                        Os alunos devem compreender, mesmo que não estejam explicitas as características psicológicas de cada personagem, assim como as físicas.
                        Oralmente, devem ser capazes de se expressarem, ouvirem a opinião dos outros e debaterem.
                       





Referências

Martinho, M. (2011). Contributos do Cinema para o ensino - Aprendizagem do PLE. Porto: Faculdade De Letras, Universidade Do Porto.
Organização Curricular e programas Ensino Básico - 1º Ciclo. (2004). Departamento da Educação Básica.
Up: Altas Aventuras. (15 de dezembro de 2016). Obtido de Filmow: https://filmow.com/up-altas-aventuras-t6597/ficha-tecnica/



                        

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

TimeLine


    Durante a aula de LPTIC foi nos proposto que explorassemos ferramentas online gratuitas onde pudéssemos criar uma Timeline. Para tal o grupo começou por explorar Timeline Maker (http://www.softschools.com/teacher_resources/timeline_maker/) e de seguida explorou o timeline  ( http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/timeline_2/) usando algumas das publicações disponíveis neste blog para construir uma linha temporal.
    Com estas ferramentas é possível criar uma sequência cronológica de acontecimentos. Esta pode ser bastante interessante para usar em sala de aula. Por exemplo permite aos alunos situar os acontecimentos históricos dados em aula ou para criar a Timeline da sua vida com os acontecimentos marcantes para eles . 









Exploração do concurso "Conta-nos uma história



    O concurso "conta-nos uma história" tem como público alvo o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. Este concurso tem como principal objetivo a interação das crianças com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A partir desta experiência podem ser desenvolvidas imensas competências. Cabe ao educador/professor potenciar o máximo de aprendizagens possíveis como por exemplo: Promove a leitura e a criatividade. Permite ao aluno desenvolver competências de escrita, comunicação oral. Envolver a turma na atividade e recontarem a história através das  visões individuais. Permite ao aluno estabelecer uma relação mais próxima com a biblioteca escolar e com a comunidade educativa. E por fim permite promover  gosto pela leitura com o objetivo de se tornarem leitores ativos no futuro. 


    Para concorrer a este concurso os educadores/professores devem aceder ao site: 
    http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia
Aqui irão encontrar o formulário de inscrição, o regulamento, os materiais pedagógicos e técnicos e as produções obtidas nas edições anteriores do projeto.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Relatório de análise ao questionário

       Este relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias De Informação e Comunicação. O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer aos leitores os resultados obtidos no questionário realizado e publicado anteriormente sobre segurança na internet. Este tinha como principal objetivo perceber os hábitos e cuidados existentes aquando da utilização do computador e da internet. Este teve como público alvo parte das colegas da turma B do 3º Ano de LEB.