segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Atividade com a Televisão


            O filme que o grupo escolheu tem como título “UP Altamente”, uma animação familiar, com a duração de 96 minutos, lançada em 2009 pela Pixar. O público-alvo para a realização das atividades propostas foi o 1º ciclo do Ensino Básico.
            Carl Fredrickson é um idoso, viúvo, que após ser ameaçado para abandonar a sua habitação, para que esta podesse ser demolida, decide colocar centenas de balões atados à casa, o que faz com que esta comece a voar. Desta forma pretende cumprir a promessa que fizera à sua mulher, viajar para a América do Sul. É neste momento que a aventura começa, pois, sem dar conta, Carl leva consigo um jovem escuteiro. Os dois partem assim em direção à América do Sul para viver muitas aventuras. No caminho, os dois, encontram uma ave tropical e um cão, que fala a partir de uma coleira. Estes dois animais acabam por se juntar ao grupo. Kevin, a ave tropical, fica em apuros pois é capturada pelo cientista Charles Muntz. Os amigos unem-se para tentar salva-la e ao mesmo tempo cumprir o desejo da mulher de Carl, ter a sua casa no Paraíso das Cachoeiras.
            A partir de um filme é possível ao professor trabalhar várias competências da Língua Portuguesa. Individualmente, em pequenos grupos ou em grande grupo o professor tem disponíveis várias formas de trabalho quando utiliza o filme.  Atualmente, o filme “é uma ferramenta para aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser, os quatro pilares do ensino” (Martinho, 2011). Os filmes possuem grandes potencialidades para o ensino visto que podemos desenvolver atividades oralmente, atividades de “subdivididas em atividades de pré-visionamento, visionamento propriamente dito e pós-visionamento” (Martinho, 2011), atividades relacionadas com o vocabulário e com a compreensão da história, entre outras.
É a partir do filme “Up- Altamente” que o professor pode trabalhar questões como a caracterização física e psicológica das personagens, dada a diversidade existente. Outro ponto importante que devemos ter em atenção é o local onde se passa a ação. Como a história começa na cidade e depois passa para América do Sul, surge a oportunidade de o professor introduzir os adjetivos, a caracterização do espaço entre outros. Por último, o grupo destaca neste filme o facto de os animais não falarem, o que permite introduzir em sala de aula as onomatopeias.  Segundo Martinho (2011) “Não podemos ainda esquecer a grande capacidade sugestiva da imagem, que vai além da palavra.”, o que pode ser muito benéfico para o professor, pois concede a este a oportunidade de desenvolver trabalhos em sala de aula no âmbito da língua portuguesa também a partir das imagens que constituem o filme.
É a partir do programa e das Metas Curriculares do 1º Ciclo que o professor pode enquadrar este filme com o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, quer na expressão oral, quer na expressão escrita ou até no funcionamento da língua. O grupo destaca as seguintes:
            Objetivos gerais
            Comunicar oralmente tendo em conta a oportunidade e a situação.
            Experimentar percursos individuais ou em grupo que proporcionem o
prazer da escrita.
            Expressão oral
            Exprimir-se por iniciativa própria:
- em momentos privilegiados de comunicação oral (conversas,
diálogos, debates).
- Contar, resumidamente, histórias.
- Apresentar e emitir opiniões sobre trabalhos individuais ou de grupo, dar
sugestões para os continuar ou melhorar, expor e justificar opiniões, pedir
esclarecimentos, informar.
Comunicação escrita
- Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita (textos de criação livre, textos com tema sugerido, textos com temas à escolha…).
- Descobrir, num contexto, o sentido de palavras desconhecidas.
- Estabelecer a sequência de acontecimentos.
- Treinar a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários…
Funcionamento da língua
- Identificar nomes.
 - Distinguir nomes comuns, próprios e coletivos.
- Identificar adjetivos.
- Combinar, ludicamente, diferentes sons da língua.
- Comparar onomatopeias com sons que imitam ou sugerem.
- Inventar onomatopeias.

Atividade 1 – Atividade Escrita
                        Após o visionamento do filme, os alunos devem fazer uma produção escrita, ilustrada recriando o final da história.
                        Com esta atividade é dada aos alunos a oportunidade de recriar, consoante a sua imaginação e a sua criatividade um final diferente para cada personagem.
Atividade 2 – Atividade Oral
                        Após o visionamento do filme, o professor divide a turma em pequenos grupos (2 a 3 pessoas).
                        A cada grupo é atribuída uma personagem do filme.
                        Cada grupo deve fazer a caracterização física e psicológica da sua personagem.
                        Por fim, todos os grupos, devem apresentar, explicando, as caracterizações que fizeram à turma.
                        Objetivos
                        Os alunos devem compreender, mesmo que não estejam explicitas as características psicológicas de cada personagem, assim como as físicas.
                        Oralmente, devem ser capazes de se expressarem, ouvirem a opinião dos outros e debaterem.
                       





Referências

Martinho, M. (2011). Contributos do Cinema para o ensino - Aprendizagem do PLE. Porto: Faculdade De Letras, Universidade Do Porto.
Organização Curricular e programas Ensino Básico - 1º Ciclo. (2004). Departamento da Educação Básica.
Up: Altas Aventuras. (15 de dezembro de 2016). Obtido de Filmow: https://filmow.com/up-altas-aventuras-t6597/ficha-tecnica/



                        

Sem comentários:

Enviar um comentário