sábado, 14 de janeiro de 2017

Reflexão Final Individual - Diana Martins

            No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi solicitado às estudantes uma reflexão final individual sobre o trabalho desenvolvido durante o semestre. Assim, irei abordar pontos como: as aprendizagens significativas, os aspetos menos conseguidos os contributos da disciplina para a minha formação entre outros.
            Inicialmente, as minhas expetativas em relação a esta Unidade Curricular não eram, de todo, as melhores. Em primeiro lugar, porque no ano anterior tivemos com o professor Mário Baía, na Unidade Curricular Expressões e Tecnologias e por isso achei que voltaríamos a abordar os mesmos temas, seguindo a mesma estrutura da UC anterior. E em segundo lugar, pelo facto de sabermos desde o início que iríamos ter aulas teóricas e aulas práticas, das quais resultariam imensos trabalhos. Rapidamente mudei a minha opinião! Após algumas semanas de aulas, percebi o quão importante estava a ser conhecer, explorar e refletir sobre as TIC e a integração das mesmas nos diferentes níveis de ensino.
            Durante o semestre, tive oportunidade de ficar a conhecer muitas ferramentas que desconhecia por completo e que articuladas com as reflexões e com as aulas teóricas fizeram todo o sentido para o meu desenvolvimento pessoal, profissional e académico. É de salientar, que consegui também levar até à minha professora cooperante, no estágio em 2º ciclo alguns programas que tinham sido apresentados em aula até ao momento, como as palavras cruzadas (um jogo educativo apresentado por um grupo) e o programa Strip Generation (banda desenhada). Estes adequavam-se bastante às necessidades e aos interesses dos alunos de 5º e 6º ano. Esta foi uma unidade curricular, em tudo enriquecedora pois permitiu o trabalho a pares e com os outros, deu-nos a oportunidade de elaborar materiais, incluindo o blogue e por fim, os docentes não se limitaram a dizer-nos como utilizar os programas que nos foram apresentando ao longo do semestre, deixaram-nos explorar e fizeram-nos refletir, bastante, sobre a temática que estávamos a trabalhar.
            Para mim as atividades que me proporcionaram aprendizagens mais significativas foram: a primeira reflexão com o tema “A integração das TIC no processo ensino-aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?” que por ser a primeira nos levou a pesquisar, ler e refletir sobre esse assunto, a reflexão sobre “Segurança na Internet” principalmente pela mensagem de alerta que foi transmitida devido aos perigos aquando da sua utilização, a reflexão sobre uma atividade com a televisão pois, levou-nos a procurar uma série ou filme adequado à faixa etária que escolhemos e uma atividade relacionada com o mesmo. A elaboração de um filme no programa Photostory, pois fomos nós que elaborámos a história, imaginámos como seriam as personagens e com a colaboração de crianças e jovens produzimos materiais diversificados que deram origem a um filme narrado por nós e por eles. O facto de termos apresentado esta última à turma, revelou-se muito importante porque partilhámos trabalhos muito diversificados com os quais aprendemos muito.
            Como referido anteriormente uma das atividades que me proporcionou aprendizagens mais significativas foi a criação de um filme com a utilização do programa Photostory. Contudo, foi também aquela que teve um aspeto menos conseguido. Como referi na última aula com a professora Maria Rosário Rodrigues, penso que a elaboração deste trabalho requer algum tempo por parte dos estudantes. Este é pedido com antecedência, contudo, a sua elaboração e apresentação sobrepõem-se à semana de mais avaliações, o que não nos leva a despender tanto tempo para realizá-lo. Eu e o meu par, tínhamos inicialmente uma criança com sete anos para fazer a narração da história, mas, no próprio dia esta recusou-se. Decidimos tentar com uma criança de três anos e conseguiríamos se tivéssemos mais tempo livre, pois devido à extensão da história tornou-se muito cansativo para nós e para a criança desenvolver este trabalho. Por este motivo, avançámos para uma faixa etária superior (12-14 anos).  
            Considero que todas as atividades apresentadas foram muito importantes, estando devidamente enquadradas e relacionadas com as duas componentes da Unidade Curricular. Assim, além destas atividades poderíamos explorar um pouco mais sobre a Língua Portuguesa e as TIC no pré-escolar.  

                                                                                   Discente: Diana Martins, 140142017

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