No âmbito da
Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação,
foi solicitado às estudantes uma reflexão final individual sobre o trabalho
desenvolvido durante o semestre. Assim, irei abordar pontos como: as
aprendizagens significativas, os aspetos menos conseguidos os contributos da
disciplina para a minha formação entre outros.
Inicialmente, as
minhas expetativas em relação a esta Unidade Curricular não eram, de todo, as
melhores. Em primeiro lugar, porque no ano anterior tivemos com o professor
Mário Baía, na Unidade Curricular Expressões e Tecnologias e por isso achei que
voltaríamos a abordar os mesmos temas, seguindo a mesma estrutura da UC anterior. E em segundo lugar, pelo facto de sabermos desde o início que iríamos
ter aulas teóricas e aulas práticas, das quais resultariam imensos trabalhos.
Rapidamente mudei a minha opinião! Após algumas semanas de aulas, percebi o
quão importante estava a ser conhecer, explorar e refletir sobre as TIC e a
integração das mesmas nos diferentes níveis de ensino.
Durante o
semestre, tive oportunidade de ficar a conhecer muitas ferramentas que desconhecia
por completo e que articuladas com as reflexões e com as aulas teóricas fizeram
todo o sentido para o meu desenvolvimento pessoal, profissional e académico. É
de salientar, que consegui também levar até à minha professora cooperante, no
estágio em 2º ciclo alguns programas que tinham sido apresentados em aula até
ao momento, como as palavras cruzadas (um jogo educativo apresentado por um grupo)
e o programa Strip Generation (banda desenhada). Estes adequavam-se bastante às
necessidades e aos interesses dos alunos de 5º e 6º ano. Esta foi uma unidade
curricular, em tudo enriquecedora pois permitiu o trabalho a pares e com os
outros, deu-nos a oportunidade de elaborar materiais, incluindo o blogue e por
fim, os docentes não se limitaram a dizer-nos como utilizar os programas que
nos foram apresentando ao longo do semestre, deixaram-nos explorar e
fizeram-nos refletir, bastante, sobre a temática que estávamos a trabalhar.
Para mim as atividades que me proporcionaram
aprendizagens mais significativas foram: a primeira reflexão com o tema “A
integração das TIC no processo ensino-aprendizagem: uma opção ou uma
necessidade?” que por ser a primeira nos levou a pesquisar, ler e refletir
sobre esse assunto, a reflexão sobre “Segurança na Internet” principalmente pela
mensagem de alerta que foi transmitida devido aos perigos aquando da sua
utilização, a reflexão sobre uma atividade com a televisão pois, levou-nos a
procurar uma série ou filme adequado à faixa etária que escolhemos e uma atividade
relacionada com o mesmo. A elaboração de um filme no programa Photostory, pois
fomos nós que elaborámos a história, imaginámos como seriam as personagens e com
a colaboração de crianças e jovens produzimos materiais diversificados que
deram origem a um filme narrado por nós e por eles. O facto de termos apresentado
esta última à turma, revelou-se muito importante porque partilhámos trabalhos muito
diversificados com os quais aprendemos muito.
Como referido anteriormente uma das atividades que me proporcionou
aprendizagens mais significativas foi a criação de um filme com a utilização do
programa Photostory. Contudo, foi também aquela que teve um aspeto menos
conseguido. Como referi na última aula com a professora Maria Rosário
Rodrigues, penso que a elaboração deste trabalho requer algum tempo por parte dos
estudantes. Este é pedido com antecedência, contudo, a sua elaboração e
apresentação sobrepõem-se à semana de mais avaliações, o que não nos leva a
despender tanto tempo para realizá-lo. Eu e o meu par, tínhamos inicialmente
uma criança com sete anos para fazer a narração da história, mas, no próprio dia
esta recusou-se. Decidimos tentar com uma criança de três anos e conseguiríamos
se tivéssemos mais tempo livre, pois devido à extensão da história tornou-se
muito cansativo para nós e para a criança desenvolver este trabalho. Por este
motivo, avançámos para uma faixa etária superior (12-14 anos).
Considero que todas as atividades apresentadas foram
muito importantes, estando devidamente enquadradas e relacionadas com as duas
componentes da Unidade Curricular. Assim, além destas atividades poderíamos
explorar um pouco mais sobre a Língua Portuguesa e as TIC no pré-escolar.
Discente:
Diana Martins, 140142017
Sem comentários:
Enviar um comentário