sábado, 14 de janeiro de 2017

Reflexão Individual: Sara Freitas

    A presente reflexão individual foi-nos proposta no âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta tem como objetivo levar as estudantes a refletir individualmente sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre. 

    No que respeita às expetativas em relação à Unidade Curricular estas foram largamente superadas uma vez que pensava que esta seria muito mais teórica e que iriamos realizar trabalhos em programas que já conhecíamos como o Word e o PowerPoint.
Considero que esta Unidade Curricular contribuiu bastante para a minha formação pessoal, académica e profissional uma vez que mudou a forma como eu olhava para as Tecnologias de Informação e Comunicação. Quando pensava em integrar as TIC na minha prática profissional equacionava programas como o PowerPoint, visualização de filmes, etc. Com esta disciplina percebi que existem imensas ferramentas que podemos usar para trabalhar com as crianças inclusive ferramentas onde podem ser as próprias crianças a explora-las.   Uma vez que sou trabalhadora-estudante (apesar de não ter o estatuto) já tive a oportunidade de utilizar algumas destas ferramentas com os meus alunos e explorar as suas potencialidades. Outro dos aspetos bastante uteis desta U.C é o facto de todas as ferramentas apresentadas e exploradas estarem disponíveis online de forma gratuita.

    Em relação às aprendizagens significativas gostaria de referir o facto de estar hoje muito mais desperta para a procura de novas ferramentas e sua exploração de modo a perceber a sua potencialidade e puder usa-lo, ou não, enquanto educadora\professora. Outra das aprendizagens que senti que foi bastante útil foi o facto de nos serem dados a conhecer diferentes tipos de programas, de modo a aumentar o número de ferramentas que teremos disponíveis enquanto futuras educadoras\professoras. Tenho consciência que essas ferramentas não serão suficientes para a integração das TIC na minha prática profissional, contudo considero que esta nos “abriu a mente” de modo a nos despertar a curiosidade para a procura contínua de novos programas e novas ferramentas disponíveis online. Considero que o facto de em cada exploração termos de fazer um pequeno texto para o blog era bastante importante pois levava-nos a refletir de modo mais aprofundado sobre as suas potencialidades e como poderiam ser usados na prática com crianças de diferentes idades e nos diferentes ciclos de ensino. O facto de ao longo do semestre nos serem pedidas várias reflexões foi bastante importante uma vez que nos ajudava a contextualizar e a refletir sobre temas que estavam interligados com as explorações que estávamos a realizar e nos ajudaram a perceber a importância de integrar as TIC na nossa prática futura.

    Quanto aos aspetos menos conseguidos nesta Unidade Curricular gostaria apenas de referir, tal como já foi referido na aula da professora Maria do Rosário Rodrigues, que, no meu entendimento, a realização do filme deveria ser antecipada pois, tendo em conta que este foi pedido apenas no final do semestre condiciona o tempo disponível para a sua realização. Apesar de termos a interrupção letiva entre o Natal e o Ano Novo esse tempo tem de ser divido por diversos trabalhos e Unidades Curriculares. No caso especifico do meu grupo se tivéssemos mais tempo para despender com este trabalho teríamos realizado a narração com uma criança de 3 anos, uma vez que a criança de 7 anos que escolhemos inicialmente se recusou a ajudar-nos, por exemplo.  

    Globalmente faço um balanço bastante positivo desta Unidade Curricular e penso que o facto de nos ser dada a oportunidade de explorar os programas e não apenas nos ensinarem a usa-los faz com que esta tenha um significado muito maior para nós enquanto estudantes. 

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