A presente reflexão individual foi-nos proposta no âmbito da
Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e
Comunicação. Esta tem como objetivo levar as estudantes a refletir
individualmente sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
No que respeita às expetativas em relação à Unidade
Curricular estas foram largamente superadas uma vez que pensava que esta seria
muito mais teórica e que iriamos realizar trabalhos em programas que já conhecíamos
como o Word e o PowerPoint.
Considero que esta Unidade Curricular contribuiu bastante
para a minha formação pessoal, académica e profissional uma vez que mudou a
forma como eu olhava para as Tecnologias de Informação e Comunicação. Quando
pensava em integrar as TIC na minha prática profissional equacionava programas
como o PowerPoint, visualização de filmes, etc. Com esta disciplina percebi que
existem imensas ferramentas que podemos usar para trabalhar com as crianças inclusive
ferramentas onde podem ser as próprias crianças a explora-las. Uma vez
que sou trabalhadora-estudante (apesar de não ter o estatuto) já tive a
oportunidade de utilizar algumas destas ferramentas com os meus alunos e
explorar as suas potencialidades. Outro dos aspetos bastante uteis desta U.C é
o facto de todas as ferramentas apresentadas e exploradas estarem disponíveis online
de forma gratuita.
Em relação às aprendizagens significativas gostaria de
referir o facto de estar hoje muito mais desperta para a procura de novas
ferramentas e sua exploração de modo a perceber a sua potencialidade e puder
usa-lo, ou não, enquanto educadora\professora. Outra das aprendizagens que
senti que foi bastante útil foi o facto de nos serem dados a conhecer diferentes
tipos de programas, de modo a aumentar o número de ferramentas que teremos disponíveis
enquanto futuras educadoras\professoras. Tenho consciência que essas
ferramentas não serão suficientes para a integração das TIC na minha prática
profissional, contudo considero que esta nos “abriu a mente” de modo a nos
despertar a curiosidade para a procura contínua de novos programas e novas
ferramentas disponíveis online. Considero que o facto de em cada exploração
termos de fazer um pequeno texto para o blog era bastante importante pois
levava-nos a refletir de modo mais aprofundado sobre as suas potencialidades e
como poderiam ser usados na prática com crianças de diferentes idades e nos
diferentes ciclos de ensino. O facto de ao longo do semestre nos serem pedidas
várias reflexões foi bastante importante uma vez que nos ajudava a
contextualizar e a refletir sobre temas que estavam interligados com as
explorações que estávamos a realizar e nos ajudaram a perceber a importância de
integrar as TIC na nossa prática futura.
Quanto aos aspetos menos conseguidos nesta Unidade
Curricular gostaria apenas de referir, tal como já foi referido na aula da
professora Maria do Rosário Rodrigues, que, no meu entendimento, a realização do
filme deveria ser antecipada pois, tendo em conta que este foi pedido apenas no
final do semestre condiciona o tempo disponível para a sua realização. Apesar de
termos a interrupção letiva entre o Natal e o Ano Novo esse tempo tem de ser
divido por diversos trabalhos e Unidades Curriculares. No caso especifico do
meu grupo se tivéssemos mais tempo para despender com este trabalho teríamos realizado
a narração com uma criança de 3 anos, uma vez que a criança de 7 anos que
escolhemos inicialmente se recusou a ajudar-nos, por exemplo.
Globalmente faço um balanço bastante positivo desta Unidade
Curricular e penso que o facto de nos ser dada a oportunidade de explorar os
programas e não apenas nos ensinarem a usa-los faz com que esta tenha um
significado muito maior para nós enquanto estudantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário